Curiosidades Vinhos e Frisantes

     Aqui vamos falar sobre a diferença entre Frisante, Espumante e Champagne. Isso devido a muitas noivas e noivos me perguntarem sobre esse assunto, na hora de oferecer em seu evento. Muito bem, vamos lá:

    
      FRISANTES: Os vinhos frisantes, habitualmente tem menos qualidade que os espumantes. Caricterizam-se por ter menos gás carbônico, entre 1 e 2 atmosfera de pressão, que é obtida na primeira fermentação natural ou adicionada depois de prontos.

     ESPUMANTES: Os espumantes possuem gás carbônico entre 4 e 6 atmosferas de pressão, obtidas através da segunda fermentação. Por isso o estouro da rolha quando da abertura da garrafa. Esta fermentação é obtida por dois métodos que produzem o dióxido de carbono.
Os espumantes são identificados de acordo com o país ou demarcação, tais como:

- Champagne: O mais nobre e conhecido espumante do nosso planeta tem origem controlada no noroeste da França. Somente os espumantes produzidos na região de Champagne podem ser chamados por este nome.
- Spumanti: Nome dado aos espumantes produzidos na Itália.
- Prosecco: Feito pelo método Charmat, é um espumante do Vêneto (Itália). Elaborado da uva Prosecco.
- Cavas: são espumantes espanhóis.
- Sekt: nome dos espumantes alemães, produzidos por vários tipos de uva.
- Asti: é o nome de um espumante e também do processo de vinificação, feito na província de mesmo nome, que fica na região norte da Itália com uva Moscato.
- Espumantes: é o termo genérico usado nos países de lingua portuguesa.

TIPOS DE TAÇAS:
Para os espumantes Demi-sec ou Brut normal, as em forma de tulipa ou flute são adequadas. Os espumantes (Champagnes) encorpados pedem taças mais bojudas, semelhantes às de vinho branco.
E como segurar a taça? A etiqueta é segura-lá pela  haste. Todas as taças de espumantes ou vinho possuem hastes por um motivo: o calor da mão faz a bebida esquentar, por isso ao invés de segurar pelo corpo do copo, deve-se segurar pela haste afim de manter a bebida na temperatura em que foi servida.

E agora...vamos ao brinde!!! 


Fonte de matéria: Revista Voi .

You May Also Like

0 comentários

Obrigada por expor sua opnião!!! Isso nos ajuda e muito a compor o blog.