Em alta, assessora de casamento se tornou peça-chave para preparar cerimônia e festa do grande dia

     Vai longe o tempo em que era a mãe da noiva que organizava os preparativos para o casamento da filha. De uns tempos para cá – mais precisamente a partir do ano 2000, quando a história mudou pra valer, por conta de uma necessidade evidente das mulheres – a figura da mãe saiu de cena (mas ainda continua a ter um papel importante nas decisões) e cedeu espaço para uma profissional indispensável nesse período da vida: a assessora de casamento.
Apesar de ainda não ser considerada uma profissão, é a assessora quem cuida de cada detalhe para que tudo corra bem na cerimônia e na festa – desde a elaboração do convite e escolha da igreja até onde os pais e padrinhos vão sentar na hora da recepção, passando pela sugestão de como e com quem fazer o vestido, maquiador, cabeleireiro, escolha do bufê, momento do corte do bolo, primeira dança, sugestão do formato da festa, bebidas, doces, buquês (da noiva e damas), entrega das lembrancinhas, enfim, tudo, absolutamente tudo, que envolve o evento mais esperado na vida de uma mulher.




SAIA JUSTA...


     Não faltam situações para colocar a eficiência de uma assessoria em questão. Planejar o global (escolha da igreja, espaço para a festa, vestido, cabeleireiro, bebidas, alimentos, bolo etc) é fácil, o que é difícil são os detalhes. “E preciso pensar em tudo, principalmente naqueles aspectos que podem passar, como por exemplo, se o espaço da festa tem gerador, as condições das mesas e cadeiras do bufê (já retirei cadeiras bambas de alguns lugares depois de testar uma por uma), o uniforme dos garçons, copeiras e atendentes do bufê, se não tem gravata torta, roupa amarrotada, se os guardanapos estão passados e extremamente limpos, se tem papel higiênico nos banheiros, se está tudo limpo. E claro, ter plano B para tudo – flores, doces, bebidas, bolo, som.
“Quando a assessoria é do dia, procuro ficar por dentro dos pedidos e escolhas da noiva bem antes para saber o que eles fecharam e conferir no dia se tudo está como foi solicitado. Não é só ver o bem-casado, os doces, as flores, o bolo. Tem que ver se foi na cor e na quantidade solicitadas, se os arranjos estão exatamente como foram na prova, se os doces estão como no dia da degustação. Quando se tem uma organização bem feita, desde o princípio, com um acompanhamento, o risco de algo dar errado é quase zero”.  “O momento mais tenso é a cerimônia do casamento, nessa hora todos observam tudo, não pode ter flor fora do lugar, vela apagada, tapete dobrado, nada de errado. Tudo deve estar impecável. Na festa o clima é mais descontraído, continua o rigor de estar tudo correto, mas as pessoas vivem mais o momento do que observam os detalhes”.


 
O BARATO SAI CARO...


Em um primeiro momento, contratar alguém para organizar seu casamento pode parecer um luxo, isto é, um gasto desnecessário, mas no decorrer do planejamento, em muitos casos, nota-se que esse serviço pode representar justamente o contrário – tudo vai depender do acordo entre noivos e assessoria e do tipo de assessoria contratada, claro.
Uma boa assessora sabe negociar, fazendo com que os noivos tenham parcerias que valem a pena. Hoje, qualquer um pode ligar para os espaços e empresas de serviços e pedir um orçamento. Por isso a assessoria precisa ir além, levar opções de estilo e preço aos noivos, ter condições de fazer negociações diferenciadas o que resulta em contratações acertadas”.




QUANTO CUSTA...




O preço de uma assessoria pode variar bastante, mas o valor que se cobra é em média o equivalente a 10% do total de gastos, contando cerimônia e festa, para as assessorias completas. No caso das assessorias do dia, vai depender dos itens combinados, do número de convidados e do formato do evento. Por isso é impossível dar uma estimativa, são muitas variáveis.


You May Also Like

0 comentários

Obrigada por expor sua opnião!!! Isso nos ajuda e muito a compor o blog.