Fazer ou Não lugares Marcados

     Outro dia recebi um e-mail de uma noiva precisando de uma solução para o problema: como reservar os lugares nas mesas para o casamento sendo que pais são separados e não se dão, pessoa X não pode ficar perto da Y, pessoa Z tem que ficar longe da W mas perto da Y… a solução é não fazer mesas reservadas!
     A gente passa horas nos blogs americanos vendo aquelas mesas com lugares marcados para cada convidado, sempre de forma criativa, e queremos implementar por aqui, mas o fato é que para a maior parte dos nossos casamentos não combina: não faz parte da nossa cultura, as pessoas não gostam de ser mandadas onde sentar, invariavelmente as pessoas vão acabar mudando de lugar durante a festa, vai ter os que ficarão chateados com os noivos por estar num lugar “ruim”, vai ter a tia brava porque achava que tinha que sentar junto na mesa dos noivos e aquele casal de amigos que brigaram no dia anterior e vão precisar sentar separados, fora que você vai precisar de mais recepcionistas para encaminhar cada um para seu devido lugar, já que as pessoas não estão acostumadas a procurar e respeitar seus lugares sozinhas.
    Já para casamentos mais clássicos e com serviço à francesa, em que os convidados passarão mais tempo sentados comendo, pode fazer mais sentido ter mesas reservadas, assim como mini weddings e jantar de noivado.
    Daí lembrei deste post da Suzana Galvão no blog Cultivando Elegância sobre o assunto, que vale a pena ler. Ela ainda nos lembrou de que a mesa dos noivos e família, mesa enorme e lindamente decorada, normalmente fica a maior parte do tempo vazia, já que estas pessoas ficam circulando pela festa o tempo todo. No casamento da filha dela não teve mesa reservada pra ninguém, e quando perguntam onde sentar, ela respondia “em qualquer uma, fique à vontade” – como não amar??
     Na maioria de casamentos mesmo os noivos pedem para ter mesas ao lado da pista reservada para os padrinhos, mas tem vezes que ficou vazia o tempo todo já que os padrinhos ficaram literalmente o tempo todo na pista – se uma mesa ficar vazia por 40 minutos, peça para a assessoria tirar a plaquinha de reservado e liberar a mesa, muito mais bacana! Na dúvida de como reservar lugares, não reserve. Na maioria das vezes uma boa festa é uma festa com menos regras.



You May Also Like

3 comentários

  1. Tenho uma empresa de organização de eventos a Eh ventus em Novo Hamburgo, e posso confessar a vocês que todas as experiências em que tivemos as mesas marcadas, causaram descontentamentos nos convidados, sempre aconselho as noivas pensarem bem no assunto, pois tenho visto que muitas pessoas acabam trocando seus lugares por conta, daí sim, isso gera a maior confusão!

    Abraço e espero ter contribuído

    Lu Larré

    ResponderExcluir
  2. Eu também não quero marcar lugares, cada um senta onde quer....já tive esta experiência, os convidados normalmente não gostam porque querem sentar do lado de fulano....depois puxam cadeiras para ficar perdo de sei lá quem....eu sinceramente não gosto....e com minha família não daria certo....

    Luciara Sampaio

    ResponderExcluir
  3. Olha, eu não gostava da ideia de marcar lugares, achava que cada um tinha que sentar no local que quisesse. Sem contar na dor de cabeça de ficar "maquinando" o lugar em que cada um teria que sentar.

    Mas como ultimamente tenho ido a casamentos que os lugares são marcados estou achando bem melhor, tu chega a recepcionista te diz aonde é a tua mesa, tu vai lá senta e acabou.
    eu e meu noivo fomos a um casamento em que os lugares não eram marcados e antes de chegar lá nos perdemos, quando fomos procurar os nossos amigos não tinha lugar pra nós dois na mesa, tivemos que nos "infiltrar" em uma mesa próxima com pessoas que nunca tinhamos visto na vida. Achei super desagradável, por isso vamos fazer com locais determinados.

    Rita Dorneles

    ResponderExcluir

Obrigada por expor sua opnião!!! Isso nos ajuda e muito a compor o blog.