ETIQUETA DE CASAMENTO: COMO CONVIDAR CORRETAMENTE?

Olá Pessu,

Uma dúvida que muito tem e estão sempre vindo perguntar é: Que Nome eu coloco no convite quando quero convidar de tal forma? Ou quero convidar somente uma pessoa? 
Os nomes dos convidados nos convites são baseados em regras de etiqueta que sempre primam pelo bom senso. Então, vamos às orientações de cada caso.




NOMENCLATURAS
Convite para um casal casado com mesmo sobrenome: Sr. e Sra. Roberto Amaral ou Sr. Roberto Amaral e Sra.
Convite para casal casado/que mora junto, mas não tem mesmo sobrenome: Sr. Roberto Amaral e Sra. Márcia Brito
Convite para noivos (ou quase noivos): Márcia Brito e Roberto Amaral (caso o casal não seja casado, o nome que começa é o da pessoa que os noivos conhecem)
Convite para Amigo (a) com namorado(a) recente: coloque apenas o nome do seu amigo(a) e estenda verbalmente o convite ao namorado (a) na entrega: Márcia Brito ou À Querida Amiga Márcia Brito
Convite para casal com filhos (ou outros membros da família que residam na mesma residência): Sr. Roberto Amaral e Família. Caso os filhos sejam casados, o ideal é fazer um convite separado para cada filho. Caso o convite seja apenas para o casal, sem os filhos, utilizar o mesmo que convite para um casal casado. 
Convite para amigo (a) viúvo (a) e filhos: Sr. Roberto Amaral e Família. Para casais separados em que os filhos morem com a mãe, por exemplo, é: Sra. Márcia Brito e Família. Se você quer convidar o pai também mas e ele mora em outra casa, deve enviar um convite individual para ele. Convites compostos valem apenas para membros que residam na mesma residência.
Convite para amigo (a) solteiro (a): (não é necessário Srta.) Márcia Brito ou À Querida Amiga Márcia Brito
Convite para duas irmãs solteiras: Márcia e Alice Brito
Convite para os padrinhos namorados ou noivos: Aos Queridos Padrinhos Márcia Brito e Roberto Amaral
Convite para madrinha ou padrinho solteiro: À Querida Madrinha Márcia Brito
Convite para Casal Padrinhos com Filhos: Aos Queridos Padrinhos Márcia e Roberto Amaral e Família
Convite para avós (ou parentes queridos) que desejar mais afeto: À Minha Amada Avó Tereza Brito / Ao meu Amado Irmão Luciano Costa
Convite para um Sr(a) viúvo(a) e filhos (na mesma residência):Sra. Tereza Brito e Filhos ou Sra. Tereza Brito e Família
Quando os convidados têm títulos (ex. Doutor, Excelência etc.)O casamento é um evento social (amigos e família) considera-se, portanto, que não há convidados por razões profissionais. Mas, se no seu casamento houver convidados com títulos e que não são tão próximos e vocês gostariam de manter a formalidade, pode-se usar o título sim.
Quando o casamento tem estilo mais informal: Se o seu casamento for informal, você poderá adaptar as regras acima, incluindo eliminar a caligrafia tradicional e colocar nome convidado impresso em papel menor, como uma tag, por exemplo. Também pode utilizar somente os primeiros nomes, se preferir. Perfeitamente compreensível e até indicado harmonizar com o estilo do seu convite, mas, todo cuidado é pouco para não perder a elegância.
Obs. Fuja de convites com nome da amiga e “e Esposo”. Segundo Fabio Arruda é horrível. Pergunte a amiga o nome do marido dela, isso torna mais pessoal e atencioso.
E O QUE NÃO FAZER?...
1) É deselegante (e sempre será) um convite mencionar a Lista de Presentes
2) O convite tem que estar em harmonia com o porte da sua festa
3) Não é elegante entregar o convite no plástico
4) Não envie convites em cima da hora
5) Não é indicado abreviar nenhum sobrenome dos pais no convite
6) Errar nome do convidado é uma grande gafe
7) Não é indicado usar títulos profissionais no convite (Jamais use termos como Dr., Prof,...)
8) Fuja correndo do critério o “convite vai para lixo”, é um grande erro não valorizá-lo como se deve.
ObsInclusive, desde o convite, reservas de mesa e até o menu, toda a papelaria da festa deve ser valorizada, é um detalhe que faz toda a diferença

You May Also Like

0 comentários

Obrigada por expor sua opnião!!! Isso nos ajuda e muito a compor o blog.