De que "lado" entrar na Igreja?

   Essa é uma dúvida frequente e que "todo" evento temos que esclarecer. Então devido essa questão resolvi escrever essa matéria, para que não se tenha tanto medo de errar na hora de entrar na cerimõnia seja ela na igreja ou não. Espero que agora fiquem mais tranquilas meninas, ok?

     É prática em algumas comunidades católicas mais tradicionalistas (Eu a presenciei, e creio que perdurou ainda por muitos anos, na igreja dos metalúrgicos luxemburgueses em João Monlevade, Minas Gerais), que fique reservado aos homens o lado direito da nave, e às mulheres o lado esquerdo. Esta disposição já foi norma do Direito Canônico, hoje em desuso. Ela é, com certeza, a origem desse costume de os convidados do noivo (predominantemente homens) se sentarem no lado direito e os convidados da noiva (predominantemente mulheres) no lado esquerdo da igreja –, mas já não importa o sexo e um casal não se separa por essa razão. Se na celebração essa tradição for respeitada (geralmente alguém da família orienta os convidados a esse respeito, à porta do templo), então a noiva pode sorrir para suas amigas e amigos, e ser melhor vista por elas e eles se vem do lado esquerdo de seu pai, no cortejo de entrada.
    Os cerimonialistas no entanto reconhecem as exceções obviamente necessárias a prática referida como, por exemplo, quando o pai, ou o noivo, é um militar ou um príncipe, e está fardado (pode ter um espadachim do lado esquerdo). Neste caso o noivo aguarda no lado direito da nave, mas passa para o lado esquerdo ao conduzir a noiva ao altar, e no cortejo o pai também entra pelo lado esquerdo e dá o braço direito à filha, e ambos fazem um giro e se colocam frente ao noivo para o cumprimento do pai, sem aquele necessitar sair de seu lugar. Esta pode ser também a melhor solução quando o vestido da noiva é excepcionalmente comprido.
     Mas parece que não há unanimidade a respeito. Em vários casamentos vi a noiva entrar em posição contrária, à direita, o pai dando-lhe o braço direito, sem que estivesse fardado. Também nos livros especializados encontrei as duas formas. Alguns autores importantes como Amy Vanderbilty e Emily Post colocam o pai da noiva no lado esquerdo do cortejo, porém não explicam porque fazem isto. Mas outros, igualmente famosos, colocam o pai do lado direito da noiva: por exemplo Marcy Blum, duas vezes apontada "a melhor planejadora de casamentos" pelo New York Magazine. Uma pesquisa na Internet com certeza revelará a mesma divergência.

     Porém, estará mais ao gênio dos brasileiros a liberdade de organizar sua festa de casamento inteiramente ao seu gosto, livre de tradições e de regras, e de acordo com sua própria imaginação ou segundo a criatividade do cerimonial contratado. Nada impede – nem a Igreja recusará, acredito –, quaisquer variações, desde que o rito religioso seja encaixado na cerimônia de modo respeitoso e contenha as palavras de fé e compromisso indispensáveis.


Fonte - Rubem Queiroz Cobra

    
      Então hoje em dia são permitidas as duas formas de entrada, sem ferir o protocolo, mas a forma clássica ainda me atrai mais, com a noiva sendo a única mulher a entrar pelo lado direito, assim evita-se que o pai da noiva tenha que dar a volta para tomar seu lugar no altar.Estando à esquerda ele comprimenta o noivo, beija a noiva e se vira para ficar junto a mãe da noiva (que fica á esquerda no altar).
    Hoje também acontece da Noiva entrar sozinha ou com a mãe.
    Também uma outra opção que se tem ainda é os noivos entrarem com "seus pais". Ja fiz alguns dessa forma e tem emocionado muito os convidados. Por hoje é só e fica a dica:

You May Also Like

4 comentários

  1. Olá! Tenho um filho de 2 anos e meio, e pensei em entrar na igreja entre meu pai e meu filho. O que você acha disso?

    ResponderExcluir
  2. Olá Bia...
    Fica bem interessante sua idéia. Ja teve casos de entrar a noiva só com o filho, ou ele ser pajen, mas idéia como a sua é inovadora. Pode fazer sim, ok?
    Vai ficar lindo.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela postagem. Sou Cerimonialista no RS e também utilizo o método da entrada da noiva pela direita. Nos cursos que fiz, diziam que subentende-se que a noiva, enquanto ainda não desposada assume o lado direito que no sentido bíblico quer dizer submissão! Gosto desta definição e é a que aplico nos casamentos que organizo.

    ResponderExcluir
  4. A mulher sempre a direita do homem!
    Se considerarmos a tradição a afirmação está correta, Tecnicamente o homem usou durante milênios o escudo na mão esquerda por razões biológicas e eficiência em proteger o coração. Seres vivos são dados como morto (ex. morte cerebral não permite enterro).
    Atenção não a limitação para o cérebro, ele tem eficiência em coordenar qualquer membro independentemente da posição do membro, a posição sofre interferência na ação. Ex. sacar uma arma/espada posicionada na cintura do lado esquerdo com a mão esquerda é complicado e muito mais demorado, se a mesma for sacada (estando na esquerda) com a mão direita é muito mais rápido; Já o escudo colocado no braço do lado direito levará muito mais tempo para chegar ao lado do coração do contrário em se tratando de proteção no braço esquerdo, é só levantar o braço e ele cobrira o coração, não necessita cruzar o corpo todo (a defesa sempre está de prontidão).
    Não há razões cientificas/biológicas significantes que explicam ser DESTRO o ANDESTRO a não ser as razões das necessidades de sobrevivências. Devido nossos ancestrais, nossa cultura/raízes os costumes só mudarão em função de sobrevivência. Observe as ações nos dias de hoje de lutadores destros e verá que instintivamente ele defendera com o braço esquerdo e atacara com o direito. Mulher a esquerda somente para homem que quer ficar viuvo, ela ficara entre as duas armas dos beligerantes.
    O homem na verdade não protege a mulher por razões sentimentais e sim por razões de sobrevivência da espécie/raça, o limite na procriação BIOLOGICAMENTE está na Fêmea/mulher a mesma não consegue ter cem filhos em um ano e o homem biologicamente sim.
    Quanto mais estável for a sociedade menos haverá diferenças entre sexo, sexo biologicamente é somente para procriar em meios/situações arriscadas, alguém tem que proteger a cria enquanto outro luta contra o predador, a razão da luta contra homofobia tem raízes muito mais forte na vida do que no apelo sexual ou seja a vida é soberana e independe do sexo.

    ResponderExcluir

Obrigada por expor sua opnião!!! Isso nos ajuda e muito a compor o blog.